Lago de Flávia de Urgal - Assis - SP
Valorizam imóveis e empreendimentos com seu aspecto paisagístico, simbolizando a fartura e o equilíbrio, de acordo com a sabedoria oriental .
Lago de Flávia de Urgal - Assis - SP
Excelentes locais para meditação, repouso, lazer e entretenimento.
Lago de Flávia de Urgal - Assis - SP
Ótimo local para reuniões informais .
Lago de Flávia de Urgal - Assis - SP
Denotam sensibilidade e bom gosto .
Tipos de Lagos (formatos) :
Lagos Formais – seguem padrões e formas básicas (círculo, quadrado, retângulo, etc...)e os materiais de acabamento externo apresentam uma disposição homogênea.
Lagos Informais – Sem formato definido – Adaptáveis. Em geral fazem parte de um arranjo paisagístico.
Podem ser externos (ao ar livre) ou internos (em ambientes confinados .
Onde construir:
0 Local deve ser plano, não estar situado em faixas de terrenos próximos à barrancos íngremes ou à montante de construções como residências ou calçadas .
Não devem estar muito próximos a árvores de grande porte cujas raízes poderiam danificar-lhe as estruturas, além da grande quantidade de folhas que gerariam excesso de matéria orgânica no mesmo, um irresistível convite à presença de amônia e algas .
O aspecto geológico do terreno também deve ser avaliado . O ideal é um solo firme que não seja muito arenoso e nem alagadiço .
Não deverá situar-se também em locais que foram objeto de aterro por entulho, devido á presença de gases no subsolo que poderiam danificar-lhe á estrutura .
É necessário prever a incidência direta de raios solares, dando preferência aos raios matinais para um melhor controle de algas.
As paredes externas do lago deverão ainda possuir uma pequena elevação em relação ao solo a fim de que as águas pluviais não possam adentrar o lago .
Devemos observar também para que não ocorra a presença de telhados que desagüem por sobre a superfície do lago, o que traria muita sujeira e impurezas para o mesmo .
Citação: |
No desenho acima observamos um lago com diferentes profundidades . O contorno marrom mostra a área onde foi feita a escavação .Podemos observar também a existência de diferentes profundidades, escavação em degraus (que no caso de lago de lona auxilia a estabilidade estrutural e o acabamento final), uma vez que os pedras alí depositadas que emergem de dentro do lago ajudam a esconder a parte da lona que fica para fora do lago. As setas indicam o processo de captação e retorno da água que passa primeiro por um filtro uv e depois por um filtro mecãnico biológico impulsionada por uma bomba submersa que fica no fundo do lago . A saída da água do filtro ajuda a formar uma pequena cascata . |
Otimização de Capacidade :
Sempre que falamos em Lagos circulares estamos trabalhando com diâmetros e se você possui um diâmetro de 2,00 m, por exemplo, com certeza possui uma área de 2,00m x 2,00m = 4 m², você. tem para construí-lo, certo ?
Se é assim, por que não construí-lo num formato quadrado ou retangular? Você ganharia muitos litros, utilizando praticamente a mesma área .
Observe que um lago circular com diâmetro de 2,00 m e profundidade de 50 cm. possuirá 1.570 litros, enquanto que um lago quadrado medindo 2.00x2.00m e profundidade de 50 cm. possuirá 2.000 litros . Haverá portanto, um ganho de 430 litros, o que é bastante substancial , representando 21,5 % do volume total de capacidade .
Citação: |
Resta lembrar no entanto, que um lago com formato circular possui melhor circulação de água , o que facilita os esquemas de filtragem . Alguns autores afirmam que tanques circulares podem ser autolimpantes. Alegam que quando a água se movimenta em torno do tanque, as partículas sólidas são conduzidas para o centro do tanque onde deverá estar situado o sistema de captação de água pra filtragem . Segundo opiniões este tipo de tanque deverá possuir um desnível de 1:50 (2%) na parte central (mais funda) , a fim de que as particulas a serem filtradas acumulem-se alí por gravidade . A boa movimentação de água, aliada a uma melhor oxigenação e menor contato dos peixes com as laterais do tanque também são muito apreciadas em tanques circulares. fonte : Tanques Circulares - site Peixe Bom/www.peixebom.com.br |
Profundidade de um Lago :
Lagos de jardim devem ter profundidades diferentes, variando de 50 cm. a 80 cm. ou 1 metro .
Pecilotermia – adaptação e saúde dos peixes (os peixes são animais de sangue frio e procuram zonas diferentes de profundidade durante as variadas horas do dia/estações, a fim de buscar a temperatura ideal da água para seu corpo .
Grandes rochas ajudam a atenuar quedas bruscas de temperatura ocorridas durante o ano, em lagos ao ar livre .
Plantas necessitam de profundidades diferentes para um pleno desenvolvimento
Lagos escavados com degraus auxiliam o controle da pressão exercida pela água e é vital em lagos “forrados” no que diz respeito ao acabamento.
Diferenças de profundidade auxiliam também no processo de captação de água para filtragem
Aspecto Construtivo - Materiais :
Lagos podem ser construídos de diferentes maneiras , a saber :
Alvenaria - podendo ser de concreto, solo cimento, rochas, etc...(necessitam obrigatoriamente de cálculo estrutural e acompanhamento técnico) .
Característica principal : Durabilidade.
Lagos Pré moldados – podem ser de fibra, plástico especial, caixas d’água, etc...enterrados ou aparentes .
Característica principal :Adaptáveis.
Exemplo :
Lagos revestidos – podem ser de lona impermeável , mantas, geomembranas, vinil, etc...
Característica principal :Facilidade de construção .
Liners Firestone Pondgarden
Os liners Pondgard são compostos de um material à base de borracha que é altamente flexível. A linha Firestone de Liners EPDM é de maior qualidade no mercado hoje disponível. O material é especialmente formulado para ser seguro para plantas e peixes. O EPDM permanece flexível em uma enorme amplitude de temperaturas, de -40°C a 79,4°C, permitindo sua utilização em vários ambientes e climas. O EPDM é uma borracha constituída por um polímero sintético chamado “Etileno-Propileno-Dieno-Monomero”.
A estrutura desse material não é cristalina, e não contém massa plástica modeladora que poderia migrar e levar a falhas e trincas prematuras na membrana, causando afinamento da mesma com o passar do tempo. O EPDM da Firestone apresenta resistência impressionante aos raios ultravioleta (UV), sendo isso uma característica especialmente importante nas margens dos lagos, junto da linha d’água, onde o liner fica mais exposto. Sua alta elasticidade permite um desempenho excelente na expansão e contração, permitindo ajustar-se a objetos e superfícies diversas que ficam abaixo, de fato até mesmo envolvendo-os e moldando-os sem problemas. Pode ser usado em lagos pequenos a grandes igualmente.
Estes liners encontram-se disponíveis em versões pré-cortadas e já embaladas, bem como em rolos de 6,1 X 30,48 metros, sempre com espessura de 1,14mm. Assim, cria-se a possibilidade de montagem de lagos de vários tamanhos e formatos.
As beiradas do liner que ficam para fora são recortadas e as rebarbas recobertas com lajotas,terra ou grama , fazendo uma espécie de elevação natural nas beiradas para proteção contra águas de chuva que podem carrear detritos para dentro do lago.
Uma excelente tática para ocultar a lona é o uso de degraus na escavação . Veja :
http://www.filtroslescanjr.kit.net/lagos_de_lona__-_esquema_basico.jpg
Quanto à maneira de esgotar o tanque , em lagos feitos de lona, fazemos apenas um ladrão de superfície utilizando uma flange de caixa d'água, não utilizando necessariamente o dreno de fundo , embora não seja impossível . . Sugiro que o diâmetro interno da mesma seja igual ou maior que 2 polegadas . Faça um esquema logo na saída da flange (parte interna do lago com cano furado ou peneira) para evitar entupimentos e transbordamentos . Faça um pequeno furo no nível máximo desejado para a linha d'água e introduza uma flange de caixa d'água dos dois lados do furo que deve encaixar-se de maneira um tanto justa na referida peça . Após isto basta rosquea-la (ela é auto vedante) , pois além da rosca possui uma borracha de vedação em ambos os lados que irá comprimir a lona , não deixando que a água venha a escapar . Depois encaixe um cano na parte externa da flange que servirá para conduzir a água de transbordo para fora do tanque . Veja :
Para esgotar o tanque , basta desencaixar o cano de pvc que parte da(s) bomba(s) situadas na parte mais funda do lago e deixar que a água derrame para fora do mesmo . Por isto é sempre interessante utilizar bombas que tenham capacidade de levantar uma coluna d'água suficiente (recalque) para levar a água do fundo do lago até o filtro externo ou à área externa destinada ao esgotamento da água, independente da potência da mesma em l/h.
Curso - Lagos de Jardim – Parte II
Dimensionamento de Bombas para Filtragem/Problemas Comuns :
É muito comum vermos diversas pessoas (inclusive lojistas) calcularem à vazão necessária ao filtro pela potência nominal da bomba submersa. Isto é um erro bastante comum, pois existem gráficos que determinam a perda de potência das bombas, em relação à coluna d’água .
Para ser mais preciso, vamos citar um exemplo concreto . Peguemos uma excelente bomba da marca Pond Master - Mag Drive – 1800 GPH .Pouca gente sabe, mas o que determina a potência da referida bomba é a sigla “GPH” = Gallons per Hour (Galões por Hora) . Sabemos que um galão é aproximadamente 3,78 litros, de forma que multiplicamos 3,78x1800 = 6804 litros . Esta é a potência nominal da bomba, embora, devido à alguns ajustes internos ela caia para aproximadamente para 6.600 litros/hora .
No entanto, esta quantidade de litros refere-se ao uso da bomba numa altura = 0, ou seja, ao nível do chão. Obviamente esta bomba ficará no fundo do lago (e na parte mais funda do mesmo) e necessitará erguer no mínimo 1 metro até o topo do filtro (externo e acima do nível da água ) .
Quando isto ocorre há uma significativa perda de potência, até que não saia mais nenhuma água . A isto chamamos de “coluna d’água máxima” . No caso desta bomba, ela é bem alta = 6,5 metros .
Isto significa que se erguermos a água a 6,5 metros de altura por canos ou mangueiras com diâmetro apropriado , quando a água chegar a esta altura, a vazão será igual a zero, ou seja, não haverá água, pois a força de gravidade exercida pela coluna d’água que está dentro do cano, iguala-se à potência nominal da bomba .
No caso de uma Atman AT – 105 com potência nominal de 2000 l/h e coluna d’água de 2,5 mts(se não me engano) , a vazão final ao fim de 1,5 m de coluna d’água será de aproximadamente 800 litros (no máximo) . Isto se os canos que conduzem a água estiverem bem dimensionados .
Obs: Alguns fabricantes declaram que a vazão declarada de suas bombas ocorre a 1 pé de altura .
Com relação a este dimensionamento podemos citar que o diâmetro interno dos encanamentos variam conforme o GPH da bomba . O uso de um diâmetro errado pode fazer com que haja uma perda de potência bstante significativa .
Os diâmetros ideais são :
120 GPH = ½ POL,
350 GPH = ¾ POL,
1000 GPH = 1 POL,
1500 GPH = 1 ¼ POL
3000 GPH = 1 ½ POL.
Para saber o valor em litros (correspondente aos GPHs. de sua bomba, basta multiplicar o GPH por 3,78 = 1 galão) . Acima disso devemos recorrer ao uso de Ts, por isto algumas bombas trazem conexões extras de diâmetro maior do que o comum .
Devido a este erro (bastante comum), muitas vezes temos sido chamados para vistoriar lagos com equipamento de última geração que aparentemente "não funcionam"...numa análise mais detalhada, percebemos que não é o equipamento que não funciona e sim que o mesmo está mal dimensionado em termos de bombas = gph/coluna dágua/vazão final .
Ocorre que a pessoa adquire um filtro uv ou um filtro mecanico biológico que necessita de um fluxo x para funcionar a contento(2.000 litros por hora, por exemplo - dentro do filtro) . Então a pessoa (mal orientada), adquire uma bomba de 2.000 l/h, coloca-a no fundo do lago, liga tudo direitinho e percebe que sua filtragem não funciona como deveria.
Qual a explicação ?
Resposta : Simples - a bomba tem potência de 2000 l/h somente a nível do solo (no fundo do lago) e o filtro para onde a referida bomba conduz a água está numa altura de 2 metros (mal chegam 400 l/h dentro do filtro) .....obviamente o fluxo de água é mínimo e a pessoa, quando percebe isso, acha que a bomba está com defeito.... seria necessário o uso de uma bomba de uns 3.500 l/h, coluna dágua e tubulução dimensionada para atingir o resultado almejado ...do contrário, obviamente a filtragem não irá funcionar a contento.
Lagos de Alvenaria - Instalações iniciais
Antes de pensarmos em construir um lago de alvenaria, deveremos prever o sistema de drenagem e transbordo racionais do mesmo.
Todo o lago de alvenaria, deverá obrigatoriamente possuir um sistema de drenagem (ao fundo) - algo como um ralo que possua um registro externo, bem como deverá possuir um ladrão na superfície a fim de que não transborde por ocasião de chuvas ou trocas parciais de água e elimine folhas e outros corpos flutuantes indesejáveis que poderiam comprometer o sistema de filtragem .
Alguns lagos usam um sistema de skimmer (filtro de nata de partículas sólidas flutuantes associado ao ladrão na parede, outros utilizam-se de um cano central de transbordo ligado diretamente ao cano de drenagem) . Em lagos com água corrente é possível a adaptação deste cano de pvc na grelha de drenagem situada no fundo do lago. Este cano servirá como uma espécie de skimer filtrando partículas flutuantes (folhas, etc...) e quando desencaixado servirá como ralo de drenagem.
Veja :
A Escavação
O lago deverá possuir profundidades diferentes e ser escavado num esquema de degraus , sendo que na maior profundidade estará situado o dreno . Um detalhe muito importante é o nivelamento do lago, que poderá ser feito com mangueiras cheias d'água ou com níveis apropriados sob tábuas estendidas de uma extremidade à outra . Veja :
Deverá ser feita de preferência manualmente por 2 ou mais pessoas (conforme o tamanho) num serviço que termine rápido - principalmente se houver risco chuva que inundaria todo o buraco e faria com que as paredes desmoronassem .
A Massa para Concretagem :
A massa será feita com 1 parte de cimento para 2,5 partes de areia e 2 partes de brita . Adicione também Vedacit ou similar (conforme instruções do fabricante) na massa, pois essa medida dará mais impermeabilidade à mesma. Estes ingredientes devem ser misturados ainda secos a fim de que adquiram homogeneidade . A água deve ser introduzida aos poucos na mistura e o ponto correto da mesma irá variar conforme o tipo e a qualidade do material empregado O ideal é que a massa após molhada não ceda facilmente quando "emparedada" com a pá e este efeito se obtém com o acréscimo gradual da quantidade devida de água em relação à mistura seca .
A Concretagem
Feito isto o solo deverá ser bem compactado .
Um ótimo truque para evitar problemas futuros com o concreto que reveste o lago é forrar uma lona dentro do lago antes dele, pois esta técnica fará com que o concreto seque de maneira mais lenta, retendo por mais tempo a umidade, o que evita trincas e dilatações indevidas .
Você deverá lembrar que após a aplicação do concreto o volume interno do lago tende a diminuir, portanto deverá calcular bem o volume final desejado . Veja :
Esta mistura irá sobre a lona numa altura média de 10 a 12 cm. e quando todo o interior for preenchido , coloca-se uma tela de alambrado grossa recobrindo o interior do lago ou ferragem 3/16 devidamente amarrada, formando uma malha firme com espaçamento de mais ou menos 1 palmo .
Após 24 horas será dada mais uma mão de massa por cima desta malha de aproximadamente 7 cm. contendo apenas areia e cimento na proporção de 3 por 1.
Após isto deve-se utilizar um cimento polimérico do tipo SikaTop 107, Vedajá , Vedapren, etc... , conforme especificado nas instruções de uso a fim de proporcionar a devida vedação ao lago ou manta asfáltica aplicada com maçarico, conforme o tamanho do lago . Parte deste concreto pode inclusive, conforme orientação do fabricante, compor a camada que recobre as estruturas da malha .
Lembre-se sempre que um lago de alvenaria, ou mesmo de outro material em proporções um pouco maiores, só é seguro com acompanhamento Técnico.
A Maturação do Concreto
O concreto desprende elementos altamente tóxicos aos peixes até que se adapte , elevando drasticamente o pH da água e o lago deve passar por um processo de maturação de cerca de 1 a 2 meses com constantes trocas de água até que os parâmetros da mesma estejam em condições de receber peixes, independente do processo de maturação biológica que o lago deverá passar . Nesta fase é comum que a água do lago apresenta-se com um aspecto incrivelmente azul, como uma piscina, devido a compostos liberados pelo concreto . Esta água não é salutar para a vida .
Plantas para Lagos
A introdução de plantas em lagos possuem um efeito estético e paisagístico muito bonito, além de contribuírem com a biologia, no entanto, de acordo com a espécie de peixe a ser criada, o Aquarista necessita pesar alguns prós e contras ....
Introdução de Plantas em Lagos - Vantagens
- Plantas flutuantes evitam a luz direta do sol sobre a lâmina, tendo em vista que absorvem a luz na superfície, colaborando assim para o controle de algas ,
- As plantas palustres , principalmente as flutuantes, servem de local para a desova dos peixes de água fria (kinguios e carpas).
- Constituem excelente refúgio para os alevinos em fase de crescimento, evitando que sejam devorados por peixes maiores ,
- Absorvem, através de suas raízes, parte dos nitratos e fosfatos sempre presentes em águas eutrofizadas, competindo diretamente com as algas pela absorção destes nutrientes.
- Possuem também propriedades filtrantes, bastando para isto erguer um aguapé e notar a grande quantidade de detritos em suspensão que ele literalmente "segura" em suas raízes.
- Possuem inegável poder de absorção de metais pesados presentes na água . Principalmente o ferro, o cálcio, o manganês e o magnésio .
No caso de plantas do gênero Eleocharis , tais como os papiro, prefira sempre o mini papiro, pois o papiro comum cresce demais e pode até mesmo estourar o vaso em que se encontra plantado, alastrando-se e fugindo ao controle . Para plantá-lo, utilize um vaso de barro, pesado e grande o suficiente para manter-se em pé e equilibrado após o crescimento da planta. Como substrato, utilize humus embaixo e alguma espécie de cascalho de seixos de granulação média em cima. Isto evitará que a terra turve a água ....Veja :
Lago de Sonia Rosemberg - Itaipava - RJ
Plantas para Lagos - Desvantagens
- Constituem excelentes fontes de alimento para os peixes de água fria, uma vez que suas raízes e folhas costumam ser arrancadas e constantemente ingeridas pelos mesmos .
- Este fato faz com que exista o acúmulo de raízes no fundo do lago , o que acaba entupindo e até mesmo queimando a bomba, devido ao travamento do impeller .
Lago de Sonia Rosemberg - Itaipava - RJ
- Reproduzem-se excessivamente nos meses quentes e podem tomar contra de toda a lâmina, comprometendo a troca gasosa da superfície e impedindo a apreciação dos peixes = personagens principais do lago .
- Quando adquiridas de fontes duvidosas, ou coletadas diretamente da Natureza, podem introduzir organismos patogênicos no lago ou trazer ovas de peixes ou insetos predadores (traíras, libélulas,etc...). Devem passar por tratamento à base de permanganato de potássio por um período de 48 horas antes de serem introduzidas no lago. Para isto basta colocá-las em um balde com água do lago onde dissolver-se-á 5 mg. de permanganato de potássio por litro d'água .
Proteção para as plantas
Devem ser controladas portanto e utilizadas principalmente na primavera, época de reprodução dos peixes de água fria . Para quem quer ter plantas flutuantes no lago aliada à presença dos Peixes de Água Fria, o ideal é que se faça uma espécie de cesta de tela em toda a superfície da lâmina em que se encontram estas plantas flutuantes (sugerimos 30 a 50 % da superfície da lâmina) , cesta esta que deverá ter uma profundidade média de cerca de 30 cm a fim de que as raízes possam ter um desenvolvimento ideal . A malha desta rede de nylon deve ser dimensionada de maneira que somente os filhotes possam passar por ela e esconderem-se entre as raízes das plantas . Isto evitará que os peixes cortem as raízes e comam as plantas e ainda servirá de berçário natural, impedindo que as crias sejam devoradas pelos Pais .
Filtro de Plantas
Outra excelente alternativa quando o assunto é lago com plantas, é a construção de um canal ou uma calha, com cerca de 30 cm. de profundidade (ao lado ou em torno) do lago . Este canal, devidamente impermeabilizado, deverá possuir uma saída por transbordamento que conduza a água de volta ao lago. Dentro do mesmo colocaremos plantas do tipo aguapé . Após isto, utilizaremos uma bomba fraca que jogue a água dentro do canal. Percebam que este canal não possui comunicação direta com o lago e suas paredes ficam um pouco acima da lâmina. Desta forma, teremos construído um filtro de plantas . A principal função deste filtro é atuar no controle de algas e não permitir que os peixes de água fria devorem todas as plantas . Trata-se de uma espécie de aquaponia, onde a matéria orgânica (solução nutritiva) existente no lago alimentará as plantas, que por sua vez ajudarão no processo de filtragem , tanto mecanica (retenção de partículas em suspensão nas raízes), quanto biológica (absorção de fosfatos e nitratos), além de metais pesados .
Já ví pessoas que plantaram hortaliças utilizando-se deste princípio...tufos de perlon (lã acrilíca) separando as plantas ajudam na filtragem mecanica, no desenvolvimento das raízes e na própria filtragem mecânica .
Isto não quer dizer que apenas este sistema de filtragem basta para manter um lago equilibrado e com a água cristalina, a não ser que o mesmo tenha uma fonte constante de renovação de água (nascente) ....
Veja um exemplo de filtro de plantas em proporções menores, adaptado para um aquário :
Lagos Plantados
Da mesma maneira que existem aquários plantados no estilo holandês, também é possível a construção de jardins aquáticos, ao qual simplesmente chamamos de "lagos plantados" ....Para este tipo de lagos, valem todas as regras de aquapaisagismo existentes, lembrando no entanto que teremos também um ângulo de visão de cima para baixo e que algumas plantas assumirão sua forma emersa ao saírem da superfície da água e elevarem-se ... Alguns lagos, por esta característica, somados às diferentes profundidades e solo fertil assumem a forma de pauldários ....Para estes lagos, sugerimos a introdução de alguns pequenos peixes que não danifiquem as plantas, cuja função principal será a de larvófagos (consumindo larvas de mosquito, principalmente) . Peixes ideais para este papel são os poecilídeos de maneira geral (principalmente guppies e espadas) .
Veja :
foto cedida por Toca do Peixe - Atibaia - SP
Vale lembrar que havendo diferentes profundidades , as zonas de plantio de cada espécie devem ser respeitadas, zona pantanosa, zona média, etc....
Veja :
foto cedida por Toca do Peixe - Atibaia - SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário