quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

reprodução de peixes tropicais

*Reprodução de peixes tropicais

Uma das razões para a Aquariofilia ser considerada uma paixão por quem faz dela um hobbie, está na reprodução/criação de peixes tropicais. Digo tropicais, pois são teoricamente os mais fáceis para o fazer, se bem que para cada espécie há que obedecer a certos critérios e parâmetros sem os quais seria impossível a reprodução. Das centenas de espécies de peixes tropicais existentes, os que são de mais fácil reprodução são os Guppys. Em seguida têm os procedimentos necessários para poderem aumentar a vossa "família tropical":

1. Em primeiro lugar, façam uma limpeza total ao vosso aquário, de modo a que a água fique o mais límpida possível.

2. Deêm um salto a uma loja de animais e comprem 2 maternidades, 1 embalagem de comida para alevinos ( termo para peixes recém-nascidos) e 1 produto para purificar a água, do qual no me recordo do nome, mas que sei que tem cor azul.
comunidade.jpg
Comunidade de Guppys

3. Coloquem o produto na água e esperem 1 semana para serem criadas as condições necessárias no aquário para a reprodução.

4. Passada essa semana, vão à loja e comprem no mínimo 2 pares de Guppys - 2 fêmeas e 2 machos. Para terem resultados mais originais e variados de cores nos alevinos, comprem peixes de cores variadas. Para identificarem o sexo dos peixes, guiem-se pelas cores. As fêmeas são coloridas apenas na cauda e os machos são coloridos no corpo todo. Existem outras formas de identificá-los, perguntem na loja.
femea.jpg
Guppy fêmea
macho.jpg
Guppy Macho
5. Montem as maternidades dentro do aquário e coloquem as vossas recentes aquisições dentro do aquário. Agora é esperar.

6. 15 dias depois deêm nova olhadela "atenta", aos peixes e observem com muita atenção as barrigas das fêmeas. Verifiquem se estão inchadas e de cor escura nessa parte. Se assim for então...
guppy_gravida
Aspecto de um Guppy fêmea grávido
7. ...esperem 2 dias e coloquem cada fêmea numa maternidade.

8. Esperem mais uma semana e hão-de nascer os alevinos se tudo correr bem. Retirem as "mamãs-peixe" das maternidades e devolvam-nas ao aquário.

9. A partir de agora alimentem os alevinos com a comida especial que compraram, 2 vezes por dia, uma de manhã e outra à noite. Não abusem na quantidade porque no geral eles comem tudo o que lhes for dado e depois PUFF! So much for peixinhos...

10. Agora é esperar que cresçam e quando tiverem pelo menos 75% do tamanho dos primeiros que compraram, podem tirá-los das maternidades e revelar-lhes o novo, fascinante e excitante Mundo do aquário :D Não se espantem se numa ninhada de 30 ou 40 peixitos morrerem metade ou mais. Só se tiverem as melhores condições ao mínimo pormenor é que a probabilidade de sobreviverem mais, será maior.

E pronto. Em 10 passos explicamo-vos como fazer a reprodução de Guppys. Nada de especial como veêm, mas que se revela uma actividade bastante interessante. Se tiverem alguma dúvida não hesitem em perguntar. Boa Sorte ;).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário